OS ROSACRUZES NO CORAÇÃO DE GOIÁS


Cronologia Histórica da Loja Rosacruz Goiânia AMORC

No dos profícuos vinte e quatro anos de existência da Loja Rosacruz Goiânia – AMORC, permitimo-nos alinhar notas sobre os fatos mais relevantes neles ocorridos, a fim de que seja devidamente preservada sua memória e conste de Registro os eventos mais destacados integrantes de sua própria identidade física, cultural e, sobretudo, mística.

A instalação da Grande Loja do Brasil deu-se em maio de 1956, no Rio de Janeiro. No período compreendido entre os anos de 1958 e 1960, o Frater José Felisberto Filho visitou a várias vezes essa organização, com o fito de adquirir informações visando iniciar um núcleo Rosacruz em Goiás.

Em 1960 houve a transferência da Seda do Rio de Janeiro para Curitiba, e a sagração do Templo aconteceu por ocasião da Convenção Rosacruz no Brasil, que se deu pela primeira vez em 1964. Nesse mesmo ano recebeu o Frater José Felisberto Filho correspondência proveniente de Curitiba, quando a então Grande Secretária Maria A. Moura entregou-lhe as recomendações para a formação do Corpo Afiliado. Assim, ordenando o histórico cronológico de nossa Loja, temos, a partir de 3317 (Ano R+C):

1964 – 19 de agosto – numa esplendorosa manhã de domingo, à benfazeja sombra de frondosa árvore existente na Rua 20, reuniram-se os Fratres José. Felisberto Filho, Azarias Marques da Silva, Salomão Affiune o a Sóror Terezinha Marques e, juntamente com outros irmãos convidados dirigiram-se ao antigo Bairro Popular. Lá na Sede do Tattawa da Comunhão do Pensamento houve a primeira reunião, ficando assentadas as bases, de acordo com as regras programadas pela Grande Loja do Brasil.

1964 – 7 de setembro – Primeira reunião ritualística do Pronaos, com dezessete membros inscritos, sendo Mestre o Frater José Felisberto Filho. Ficou estabelecido que as reuniões seriam aos domingos. Às dezenove e trinta horas.

A primeira Sede situou-se à Rua 24, nº 83, 1º andar s/7, no Centro de Goiânia. Para composição do mobiliário cada membro incumbiu-se de levar a própria cadeira, doando-a à sede.  No final a doação ultrapassou o número de membros, porquanto vinte e quatro cadeiras figuravam como parte do mobiliário do nóvel Pronaos.

1965 – O primeira aniversário do Pronaos foi comemorado em 26/09/65, por ocasião da Festa da Pirâmide.

1966 – O Pronaos passa a funcionar em Campinas, à Av. 24 de Outubro, nº 1645.

1967 – Doação do terreno na Vila Brasília, Município de Aparecida de Goiânia. Fê-lo o Dr. José Peixoto da Silveira e o Templo das Mãos Postas seria como um símbolo para celebração de culto ecumênico. Não havendo condições de assim acontecer, foi feita a doação à Ordem Rosacruz.

1968 – Transfere-se o Pronaos para a Rua 3, nº 952, s/1.

1968, 1969 e 1970 – Período doa trabalhos de construção do Templo. Foi trabalho hercúleo, pois havia apenas seu arcabouço, em are agreste e inóspita.

1971 – Praticamente término da construção, faltando, apenas, a conclusão de suas dependências, mobiliário, etc. Por determinação da Grande Loja o Pronaos ficou inativo, havendo, somente, esporádicas reuniões em alguns domingos.

1972 – 30 de abril - Instalação do Capítulo, já com sede própria e Carta Constitutiva. Primeira cerimônia de Aposição de Nome.

1973 – Melhoria do mobiliário e adequação estética aos dedos do Templo das Mãos Postas.

1974 – Construção da Casa do Zelador.

1975 – Anteprojeto para construção de Templo mais espaçoso; plantados os alicerces da nova sede do Templo e levantamento das paredes até o respaldo.

1976 - Benfeitorias, tais como: ajardinamento da área circundante ao Templo, construção de poço artesiano, caixa-d’água e esforços junto a à Municipalidade para a consecução de asfaltamento do trecho da estrada compreendido entre o Setor Pedro Ludovico e a Vila Brasília, bem como da via de acesso à Vila Brasília.
Firmada a mudança de Capítulo à Loja. Recesso para término da construção.

1977 – 25/06/77 – Instalação da Loja Rosacruz Goiânia. A sagração do Templo foi feita pelo Representante da Grande Mestre.

1978 – Realização do Mini-Conclave Rosacruz, aos 28, 29 e 30/06/78, com a participação da Grande Mestre do Brasil –AMORC. Construção do Salão de Atividades Múltiplas, legalização da escrita geral referente ao Cadastramento, Receita Federal e INPS, criação da Biblioteca com fichário oficialmente padroniza e rea1ização da primeira cerimônia da Casamento Rosacruz.

1979 - Registro da Biblioteca no Ministério de Educação e Cultura, através do Instituto Nacional do Livro e inscrição na Categoria Especial. Divisão da Casa do Zelador, ficando os cômodos da frente para a Administração e os três dos
fundos para a Zeladoria.

1980 – Complementação do piso do pátio, construção do banco de cimento, parede do Sanctum do Mestre, platibanda do Templo, construção do Bazar, ajardinamento e instalação de luminárias.

1981 – Realização de pinturas externas e adaptação de sistema de refrigeração do mesmo.

1982 - Rascunho de anteprojeto para construção de auditório (surge daí a idéia gérmen para a construção do Pavilhão Administrativo, abertura de outro portão de entrada, facilitando, destarte, o acesso à Loja, construção de platibanda da sonoplastia. Nessa gestão houve o maior número de Columbas atuantes, no total de vinte e seis Virgens Vestais.

1983 – Projeto para construção do Pavilhão administrativo.

1984 - Término da construção do Obelisco, colocação de caixa-d'água, cobertura provisória do Pavilhão Administrativo, pintura do Pavilhão de Atividades Múltiplas, formação do Coral, intensificação do ajardinamento. Pela primeira vez a Loja levou a efeito os fori de 9º e 10º Graus.

1985 – Primeiro ERIM, nos dias 14,15 e 16/06/85, no Convento Mater Dolorosa. Conclave Regional, no período de 25 a 27/10/85, no Auditório, ou melhor dizendo, no Atheneu Dom Bosco.  Concomitantemente houve o I Conclave da Ordem Juvenil no Colégio Hugo de Carvalho Ramos. Os jovens tiveram o privilégio de montar o primeiro Conclave da Ordem Juvenil, no mundo dos Rosacruzes.

1986 - Cobertura do Pavilhão Administrativo.

1987 – Lançamento da pedra fundamental da Mão Rosacruz, evento esse ocorrido no aniversario da Loja, ou seja, aos 21 de junho, data em que foi comemorada a efeméride. Houve, ainda, melhorias no sistema de refrigeração do Templo.

Cumpre-nos ressaltar que a caminhada ascensional da Loja não se extingue neste ponto. Mercê das Graças Cósmicas e dos esforços coesos dos Fratres e Sorores ela continuará rumo aos ideais propostos, em sua elevada missão de propagar a Luz, Vida e Amor.

Goiânia, 14 de junho de 1988

Hulda da Silva Cedro

 

- Introdução - Pronaos - Capítulo - Loja - A Loja na atualidade - Galeria de Mestres - Pronaos Anápolis - Cronologia da Loja - Ecos do Passado

 

Abel Tolentino

Atualização 05/01/2024

O que é a maçonaria - Histórico da Loja - Eventos - Fotos - Fraternidade Feminina -  Rito Brasileiro - Peças de Arquitetura - Avental - Brasão - Assembleia
Monumentos - Músicas - Vídeos - Goiás Maçônico - Títulos e Condecorações - Relação de Lojas do GOB-GO - Histórico do GOB-GO - Assembleia - Rosacruz