OS ROSACRUZES NO CORAÇÃO DE GOIÁS

 

Esta página é uma reprodução da primeira parte do livro “Os Rosacruzes no Coração de Goiás” que tem como organizadores Nelisa Tânia Coe de Oliveira, Rita Araújo Valle, e Flávio Marques de Almeida, foi impresso em 2015 pela Editora Kelps de Goiânia GO. O livro pode ser adquirido na Loja Rosacruz Goiânia - AMORC na avenida Brasília 479 vila Brasília em Aparecida de Goiânia 74905-180, fone (062) 3280-2131.

Informamos que a Ordem Rosacruz - AMORC é uma organização internacional de caráter cultural, fraternal, de homens e mulheres dedicados ao estudo e aplicação prática das leis naturais que regem o universo e a vida.

Seu objetivo é promover a evolução da humanidade através do desenvolvimento das potencialidades de cada individuo e propiciar uma vida harmoniosa para alcançar saúde, felicidade e paz.

Dedicatória

O livro “Os Rosacruzes no Coração de Goiás” narra a história dos cinquenta anos da Loja Rosacruz Goiânia – AMORC e da Construção do Templo das Mãos Postas. É dedicado a todos os Fratres e Sórores e Àqueles que contribuíram para essa obra.

Introdução

Com o crescente número de rosacruzes no Brasil, em 1956, foi instalada a Grande Loja do Brasil na Praça Mauá do Rio de Janeiro. Em 1957, ela se transfere para o subúrbio da Central do Brasil, também no Rio, e em 1960 se transfere definitivamente para Curitiba, no bairro Bacacheri. A sagração do Grande Templo foi feita em 1964, durante a primeira Convenção Rosacruz em território brasileiro. Neste mesmo período houve expansão da Ordem em quase todas as capitais brasileiras.

Assim surgiu a chama rosacruz em Goiânia, em outubro de 1964, dando início a um projeto de estudo e trabalho místico rosacruz. Um pequeno grupo de membros começa sua atividade na contramão do obscuro período militar que se implantava.

Em comemoração aos cinquenta anos de existência da Loja Rosacruz Goiânia, organismo afiliado à Grande Loja de Língua Portuguesa – AMORC traçamos um retrospectiva do trabalho empreendido até aqui. Para Éclea Bosi, memória é conservação do passado, quer chamado ao presente, quer em estado inconsciente. Memória não é sonho, é trabalho. Portanto lembrar não é reviver, mas sim refazer, reler, reconstruir, repensar, e principalmente visualizar o futuro tendo consciência do que foi realizado.

Para isso, fazemos emergir o caminho traçado para vislumbrar o todo. Mostramos a história, movidos pelo interesse que nos deteve nesse buscar, não sendo possível registrar tudo, mas o suficiente na visualização de nossa realização, como fator importante para o caminho dos que chegam.

Iniciamos trazendo o depoimento de três Membros fundadores do Organismo Afiliado, Fratres Sinfrônio Souza Filho, José Felizberto Filho, e Soror Terezinha Ferreira Marques, colhido em entrevista de 1983 sobre a forma como adentraram na Ordem, e muito dos seus relatos guiaram este trabalho. Tomados também como suporte os registro elaborados pelas Sorores Hulda da Silva Cedro e Gilka Vasconcelos Ferreira Sales. Dividimos a publicação em: O Pronaos, O Capítulo, A Loja, A Loja na Atualidade, procurando pincelar os acontecimentos importantes vividos no atual momento, e a Galeria dos Ex-Mestres com todas as mestrias realizadas nestes cinco anos.

 

- O Pronaos

- O Capítulo

- A Loja Rosacruz

- A Loja na atualidade

- Galeria de Ex-Mestres

 

Abel Tolentino
WebMaster
Atualização 12/11/2017

O que é a maçonaria - Histórico da Loja - Eventos - Fotos - Fraternidade Feminina - O Rito Brasileiro - Peças de Arquitetura - Avental - Brasão
Monumentos - Músicas - Vídeos - Goiás Maçônico - Títulos e Condecorações - Relação de Lojas do GOB-GO - Histórico do GOB-GO