I EPÍSTOLA AOS CERATIANOS

Luiz Washington Bozzo (*)

Meus Caros Ir∴

Muito embora já me tenha apresentado aos IIr∴ CERATIANOS, estamos aqui para defender a ideia principal: correspondência. Sim, mesmo estando no século 21 e com a tecnologia aí para nos servir, nada como a boa e velha ansiedade pela espera do carteiro. Em comparação a informática nos deu mais agilidade, ao preço da impessoalidade e frieza de seus bytes. Personalizamos as cartas (e-mails) com recursos outros que não o de uma boa e bem traçada rubrica e/ou assinatura. No sofá de casa não mudamos mais de canal e sim “zapeamos”; nossos carros não têm mais problemas de carburador e sim na injeção eletrônica; no seu relógio não se dá corda pois quando muito se troca a bateria; procuramos Ets pelo universo além de navegarmos pela W.W.W. comunicando-se com o mundo inteiro e ao menos conhecemos nossos vizinhos. De tal modo, escreveremos, digo, digitaremos um sem fim de situações. Não sou contra a nada disto, somente esclareço para não nos abatermos em excessos. Nossa Loja é jurisdicionada a GLESP, e o nosso último G∴M∴ apresentou na Espanha um trabalho muito interessante com o nome “MAÇ∴ e a INTERNET”, existindo o interesse de algum CERATIANO posso remeter sem dificuldades. Trata-se de um tema bem contemporâneo e interessante.
Por começar nossas correspondências meditando passo um pequeno relato do dia-a dia de um Homem livre e de bons costumes: Abro os olhos e focalizando a vista, olho para o relógio e percebo o adiantado dos ponteiros. Faço meu toalete me preparando para mais um dia. Após verificar se minha casa está devidamente a Coberto vou trabalhar. Faço um inventário de meus utensílios, nivelo e me posto a Prumo. Olho para Sol que nasceu no Oriente, e constato que nitidamente os seus raios de Luz acertam a superfície da Terra em um ângulo de noventa graus. Pasmo! Ao meu redor não há sombras!!! Mas, tudo bem. Abri o doce que meu filho teria colocado no meu bolso, e fui trabalhar.

Hoje comecei a reparar em alguns detalhes diferentes como por exemplo à calçada por onde eu caminho todos os dias. Ela é feita de lajotas claras e escuras dispostas alternadamente. Por que nunca notei isto? Fiquei irritado, distrai-me, ao tempo que mordi a minha língua e o doce do confeito virou um fel. Seria isto?! A boa e a má sorte; noite e dia. É isso aí, o Equilíbrio. Só consigo caminhar com harmonia pois vai à frente um pé de cada vez, tudo no seu tempo devido. Ainda absorto em meus passos quase fui atropelado numa dessas intersecções de ruas, pulei para um lado e para o outro. Oh! Senhor Meu Deus! Quase fui atropelado, mas consegui me safar da morte, não sem antes escutar uns desaforos. Tive que ser tolerante, mesmo porque reconheci o meu erro. Deveria ter ficado mais vigilante. Meu Irmão, hoje a Ordem do Dia está sendo, digamos, justa, falo ainda mais, Perfeita. Pois a cada instante mostra ensinamentos que ontem vinham desapercebidos. Cada manhã, com sua nova LUZ, somos Iniciados de uma forma mais madura e pura, porque temos a experiência de ontem e o desconhecimento do amanhã. Tudo isto acabei por falar a um grande amigo, na verdade um Irmão que encontrei descorçoado precisando de ajuda que por diferentes razões não encontrava sua paz. Fiquei feliz, uma vez que após nosso papo ele achou seu caminho novamente.

Próximo da rua das Acácias, fui abordado por uma serena Sr.ª que me abordou dizendo:
- Sou Viúva e peço-vos um auxílio não só para mim e para os meus filhos espalhados pelo mundo, mas para todos os desgraçados que devemos socorrer.
Sem muito que oferecer naquele momento e emocionado, pois não havia em meu bolso uma moeda sequer, despi-me de vaidades e de luxo, e sem qualquer vergonha peguei a sacola da Viúva e como seu filho fui passando de um a um que eu encontrava para encher aquela Bolsa de pura Solidariedade.

Concluído este pequeno trabalho a Bem da Ordem em Geral, eu pretendi mostrar um fato para todos OObr∴ da Arte Real. Como Maçons e como Iniciados devemos sempre lembrar da Forte e absoluta frase que foi o nosso primordial contato com a Fraternidade maçônica: "Sou o vosso guia. Tende confiança em mim e nada receeis".

Só que agora com uma monstruosa contestação que faz a diferença, ela é pronunciada pela Experta voz de nossas consciências.Ref erência: 1-Ritual do Apr∴ Maçom- REAA- GLESP


(*)Ir∴ LUIZ WASHINGTON BOZZO N. Fº M∴M∴
CERAT
ARLS IMIGRANTES-527 (GLESP)-REAA
Or∴ Pariquera-Açu (SP)-Vale do Ribeira - Brasil

 

Voltar ao Início - Home

Voltar ao Início

 

Abel Tolentino

Atualização 27/12/2023

O que é a maçonaria - Histórico da Loja - Eventos - Fotos - Fraternidade Feminina - Rito Brasileiro - Peças de Arquitetura - Avental - Brasão - Assembleia
Monumentos - Músicas - Vídeos - Goiás Maçônico - Títulos e Condecorações - Relação de Lojas do GOB-GO - Histórico do GOB-GO - Rosacruz