Cavaleiro do Real Machado - Grau 22

Chefe do Tabernáculo - Grau 23

Rito Escocês Antigo e Aceito - Séc. XIX

 

 

Cavaleiro do Real Machado - Avental de pele branca, debruado de vermelho e atado com fita vermelha; pintadas, uma mesa redonda com desenhos e plantas de edifícios em cima, tendo por baixo três figuras, uma derrubando uma árvore, outra cortando os ramos da árvore derrubada, e a terceira afeiçoando a madeira; na abeta, um olhos bordado a ouro. Ao pescoço, fita larga cor de fogo, tendo pendente a jóia, que é um machado de ouro com cabo terminado em borma de coroa e, gravadas, letras alusivas ao grau. Nos rituais modernos, omitem-se as três figuras do avental e muda-se para as cores do arco-íris a cor da fita.

Chefe do Tabernáculo - Faixa escarlate à cintura, com franja de ouro pendente do lado direito. A jóia, pendente da faixa, é um turíbulo suspenso por roseta preta. Toga branca. Nos rituais modernos, acrescentam-se um avental escarlate, orlado de amarelo e uma fita da mesma cor, ao pescoço.

 

 

Fonte: Figurinos Maçônicos Oitocentistas, um "guia" de 1841-42, apresentação, introdução e anotações de A. H. de Oliveira Marques, Lisboa, Editorial Estampa, 1983

 

Página Principal

Próxima Página

Abel Tolentino
Webmaster