Brasão do Rito Adonhiramita

 

 

O brasão do Rito Adonhiramita é composto de um resplendor dourado representativo do sol no zênite; no centro deste resplendor, a figura de um cordeiro repousado sobre um livro fechado e selado com sete selos.
O Rito Adonhiramita foi  criado em 1781 pelo irmão Luiz Guillaume de Saint-Victor, na França, originalmente com 12 graus, e depois em 1785 através do irmão José Maria Ragon criou-se o 13 grau.
No Brasil em 2 de junho de 1973, o Grande Capítulo dos Cavaleiros Noaquitas, instituído pelo decreto nº 21 de 24 de abril de 1873, do Grande Oriente do Brasil - GOB, decidiu pela transformação do Rito para 33 graus, e criou-se o Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita.
Enquanto que no  Sublime Grande Capítulo Adonhiramita do Brasil da Confederação Maçônica do Brasil - COMAB, ainda permanece com os 13 graus.

O  

Abel Tolentino
Webmaster
Goiânia - GO - Brasil

Atualização 16/02/2025

O que é a maçonaria - Histórico da Loja - Eventos - Fotos - Fraternidade Feminina -  Rito Brasileiro - Peças de Arquitetura - Avental - Brasão - Monumentos - Músicas - Vídeos - Goiás Maçônico - Títulos e Condecorações - AssembleiaRelação de Lojas do GOB-GO - Histórico do GOB-GO - Rosacruz