Constituição de Anderson

 

Caros irmãos, nesta oportunidade estamos colocando para donwload as Constituições do Venerável e Pastor Presbiteriano James Anderson, publicadas pela primeira vez no ano de 1723, ela é um documento básico da maçonaria especulativa ou moderna, e que aos poucos foram substituindo os preceitos tradicionais que até então regulavam as atividades da maçonaria operativa.

O presente trabalho é uma transcrição dos textos contidos no site do Irmão Laércio Lopes de Araujo, e adaptados  para os formatos HLP (help tradicional) e CHM (help em html) para uma maior facilidade no conhecimento desta obra.

Recomendamos para um estudo mais profundo da Constituição de Anderson, o livro do  Irmão João Nery Guimarães, publicado pelo Grande Oriente do Brasil, vejamos o que nos diz o Irmão A. R. Schimdt Patier em sua resenha sobre esta tradução:

“Como a Constituição do Grande Oriente do Brasil se acha toda impregnada do espírito desses Estatutos (Constituição de Anderson), torna-se evidente que o trabalho de Anderson era amplamente conhecido na Maçonaria brasileira desde os primeiros tempos. Mas uma tradução completa e sistemática para o Português não existia até então.  Foi, segundo ele (João Nery Guimarães), um trabalho artesanal, ao procurar manter, tanto quando possível, o texto em Português com as mesmas características do original em Inglês.”

Destacamos ainda na resenha do Irmão Schimdt Patier, as origens da Constituição de Anderson: “Guimarães anota em sua “Introdução” que no decurso do ano de 1717 surgiu, entre os componentes de quatro lojas, a idéia de se fundar uma Grande Loja. Para tanto, reuniram-se no dia de São João Batista (24 de junho), no pátio da Catedral de São Paulo e fundaram a Grande Loja de Londres, que posteriormente tomaria o nome de Grande Loja da Inglaterra e, por fim, Grande Loja Unida da Inglaterra. Na oportunidade, elegeram para o cargo de Grão-Mestre o gentil-homem Anthony Sayer... Como o mandato era de um ano, foi eleito em 1718 o Esquire George Payne que, entre várias iniciativas felizes, determinou que se coligissem todos os velhos escritos e cópias das Constituições Góticas. Foi uma decisão histórica, pois foi o primeiro passo para as Constituições de Anderson...

Foi durante o segundo Grão-Mestrado do Irmão Payne que se fortaleceu a idéia de se adotar as “Constituições”. Mas foi somente em setembro de 1720 que se encarregou o Irmão James Anderson, Venerável de Loja e pastor presbiteriano, de redigir os “Estatutos” com base nos velhos manuscritos existentes nos arquivos maçônicos. Nesse trabalho, foi assessorado por uma comissão de catorze membros de notável saber.

Foi durante a gestão do Grão-Mestre seguinte – Duque de Montagu – que os textos ficaram prontos. Numa reunião na taberna “Fonte da Praia”, essas Constituições e o respectivo relatório foram lidos na presença de membros de vinte e quatro lojas, oportunidade em que foram sugeridas algumas modificações.” Sendo que o Irmão James Anderson apresentou orgulhosamente a 1ª Edição das Contituições.

O nosso Irmão José Castellani, em seu livro “A maçonaria moderna”, cita as Constituições de Anderson, que foram publicadas sob o título: “As Constituições dos Franco-maçons, contendo a História, Obrigações, Regulamentos, etc., da muito Antiga, Reta e Venerável Fraternidade, para o uso das Lojas”. E que este livro continha: uma dedicatória de Desaguliers; uma curta história da Maçonaria, desde a criação do mundo; os Antigos Deveres, ou Leis Fundamentais (Old Charges); as 39 Antigas Obrigações, ou Regulamentos Gerais de 1721, reunidos por George Payne; a aprovação do livro e, finalmente, quatro cantos maçônicos: hino dos Vigilantes, hino dos Mestres, hino dos Companheiros e hino dos Aprendizes.Sendo que este hinos publicamos em nosso site com o título da Música na Maçonaria.

Esperamos assim, contribuir para uma maior compreensão dos princípios de nossa ordem maçônica, e para o nosso crescimento pessoal.

 

Fraternalmente

 

Abel Tolentino de O. Junior
Loja Luz no Horizonte – 2038
Goiânia – GO. – Grande Oriente do Brasil

Para download da Constituição de Anderson
clique nas figuras baixo:

 

Formato HLP

Download - formato HLP

 

 

 

 

 


 

 

 

Download - Formato CHM
Formato CHM

Voltar ao início