Loja Maçônica Luz no Horizonte 2038

 

Supremo Conclave Autônomo para o Rito Brasileiro

SUPREMO CONCLAVE AUTÔNOMO

RITO BRASILEIRO

Fundado em 1974

 

DATA DE INSTALAÇÃO

 

Homo Homini Frater

 

Aos treze dias do mês de julho de 1974 E...V..., nesta cidade de Cataguases, à Praça Rui Barbosa, no Templo da Loja Maçônica Labor e Civismo, às 19 horas e trinta minutos, estando os Irmãos fundadores: Lysis Brandão da Rocha, Élvio Heleno de Azevedo, Rosenwald Hudson de Oliveira, Telmo Assis Amand, Carlos Estanislau Garcia Esteves, Onofre de Castro Neves e Francisco Raimundo de Sousa, esses Irmãos tomaram os lugares de Grande Primaz, Grande Regente, Grande Orador, Grande Secretário, Grande Mestre de Cerimônias, Grande Cobridor e Grande Porta Estandarte, respectivamente.

O Soberano Grande Primaz, tendo exposto o motivo da presente reunião era a instalação do Supremo Conclave Autônomo para o Rito Brasileiro, passou a tomada de compromisso de todos os Irmãos presentes.
Foram tomadas as seguintes resoluções:

1ª - Todos os Irmãos que fossem elevados ao Grau 33, a partir desta data, seriam cadastrados como Efetivos até completar o quadro de 33 membros.

2ª - Que, o Supremo Conclave Autônomo realizará suas reuniões ordinárias de 60 em 60 dias (Sábado) , ficando estabelecido que a 1ª Sessão Magna de Elevação se realizaria ao Clima de Divinópolis em 31 de agosto do corrente ano, onde preliminarmente se reuniria para assuntos de interesse do Rito e do Conclave.

3ª - Organizou-se a 1ª Diretoria do Supremo Conclave Autônomo, assim constituída:

Grande Primaz: Lysis Brandão da Rocha
        Grande Regente: Élvio Heleno de Azevedo
        Grande Orador: Rosenwald Hudson de Oliveira
        Grande Secretário: Telmo Assis Amand
        Grande Mestre de Cerimônias: Carlos Estanislau Garcia Esteves
        Grande Tesoureiro: Raul de Sousa Queiroz
        Grande Cobridor: Onofre de Castro Neves
        Grande Porta Bandeira: Francisco Raimundo de Sousa
        Grande Porta Estandarte: Elias Kamil
       Grande Chanceler: Itamar Portilho Martins

A seguir transformou-se a presente reunião em Sessão Magna de Iniciação no Grau 33, que obedeceu o rigor do Ritual criando assim 7 novos Soberanos Irmãos Defensores da Ordem e da Pátria.

Encerrou-se a parte ritualística com saudação ao Pavilhão da Pátria por uma bateria de alegria.

O Tronco de Solidariedade no seu giro colheu a medalha cunhada de 90 quilos, que foi entregue e debitada ao Irmão Grande Tesoureiro.

Após o encerramento deu-se entrada ao Templo dos Irmãos membros ativos do Grande Conselho do Clima de Divinópolis e do Irmão Edward Souza Mendonça, membro ativo do Capítulo Vila Rica, onde foram recepcionados pelos Membros do Supremo Conclave por uma bateria intensa.

Na oportunidade, lhes foram entregues suas patentes, Breves, rituais e cartões de identidade do grau. O Soberano Irmão Grande Primaz se dirigiu a esses Irmãos com palavras repassadas de entusiasmo e de sabedoria, convocando-os para a grande jornada: a prosperidade do Rito Brasileiro.

E para constar, foi traçado o presente Balaustre, que sendo lido e aprovado, vai assinado por nós. (a)

Lysis Brandão da Rocha- Soberano Grande Primaz

Rosenwald Hudson de Oliveira – Grande Orador

Francisco Raimundo de Sousa – Sec.-Ad-hoc

 

Fonte: Site do Supremo Conclave Autônomo para o Rito Brasileiro
(atualmente site inativo - Autor Caetano Mauro Tavares)

Voltar à página principal



 

Abel Tolentino
Loja Maçônica Luz no Horizonte 2038
Goiânia  -  GO  -  Brasil

Atualização 07/07/2020

O que é a maçonaria - Histórico da Loja - Eventos - Fotos - Fraternidade Feminina - O Rito Brasileiro - Peças de Arquitetura - Avental - Brasão
Monumentos - Músicas - Vídeos - Goiás Maçônico - Títulos e Condecorações - Relação de Lojas do GOB-GO - Histórico do GOB-GO