LOJA MAÇÔNICA ACÁCIA ABADIENSE 4570

Nome: ACÁCIA ABADIENSE Nº 4570
Data da Fundação: 25/06/2017
Data da Carta Constitutiva: 28/11/2017
Data da Regularização: 20/02/2018
Endereço: Rua 6 Qd.10 Lt.19 nº 167, Bairro Santuário
Cidade: TRINDADE - GO  Cep: 75.340-000
Sessão: QUINZENAIS - Terça-feira Rito: BRASILEIRO

HISTÓRICO DA LOJA MAÇÔNICA ACÁCIA ABADIENSE 4570


Estandarte da Loja Maçônica Acácia Abadiense 4570

Certificamos que de acordo com o processo n. 755.671/2017, consta nesta Secretaria-Geral da guarda dos selos  a fundação da Loja Acácia Abadiense, ocorrida no dia 27/06/2017 oriente de Trindade - GO, expedindo-se lhe a carta constitutiva nos termos do ato n. 26.168 de 28/11/2017, para que possa trabalhar, quinzenalmente e cujo mandato de sua administração exercício bienalmente, nos graus simbólicos do rito brasileiro, sendo registrado no cadastro geral de lojas com o título distintivo de Augusta e Respeitável Loja Simbólica Acácia Abadiense nº 4570, federada ao Grande Oriente do Brasil, sendo fundadores os irmãos : Alfim Moreira de Miranda, Antônio Carlos R. da Costa, Antônio José Ribeiro, Bernardino Jerônimo Pereira, Cleverson Paulo Benedetti, Eraldo Benedetti, Euclides Pereira dos Santos, Francisco Caetano Ribeiro, Francisco Pereira Dourado, Geraldo Magela Couto de Oliveira, Giuseppe de Franco, Hélio Costa Filho, Hélio Gomes de Avila, Jair Dias Damasceno, João Eudes Ferreira Filho, José Florêncio Sobrinho, Jucelio Pereira Coelho, Manoel Sebastião Bezerra, Marcelo Rosa Bueno, Osmar José Batista, Osvanir Ferreira de Santana, Rosemário Pereira de Castro, Sebastião Espíndola de Melo.

Consta na ata de fundação que a Loja Maçônica Acácia Abadiense foi fundada no templo da Loja Maçônica Trindade 58 da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, sito à Rua 6 Qd.10 Lt.19 nº 167, Bairro Santuário no município de Trindade GO, e que inicialmente funcionara nesse município, mas que futuramente após a sua estruturação a mesma irá transferir para o município de Abadia de Goiás.

Foi escolhido para os trabalhos da loja o Rito Brasileiro de Maçons Antigos Livres e Aceitos, e o dia a terça-feira, e que sua sede provisória nas dependências da Loja Maçônica Trindade 58. Ficando a sua diretoria assim constituída:

Venerável Jair Dias Damasceno
1º Vigilante Marcelo Rosa Bueno
2 º Vigilante Geraldo Magela Couto de Oliveira
Orador Francisco Caetano Ribeiro
Secretário Francisco Pereira Dourado
Tesoureiro Jucelio Pereira Coelho
Chanceler Giuseppe de Franco
Deputado Estadual Hélio Gomes de Ávila
Supente D. Estadual Bernardino Jerônimo Pereira
Deputado Federal Rosemário Pereira de Castro

À GLÓRIA DO SUPREMO ARQUITETO DO UNIVERSO
AUG.: E RESP.: LOJA SIMB.: “ACÁCIA ABADIENSE” Nº 4.570
FEDERADA AO GRANDE ORIENTE DO BRASIL
JURISDICIONADA AO GRANDE ORIENTE DO BRASIL-GO.
RITO BRASILEIRO
CNPJ: 30.897.659/0001 - 53
RUA 6 Q. 10 LT. 19 Nº 167 – BAIRRO DO SANTUÁRIO 75.388-575 – TRINDADE – GO.
FUNDADA EM 27 DE JUNHO DE 2.017
REGULARIZADA EM 20/02/2.018
SESSÕES: NA 1ª E 3ª TERÇAS-FEIRAS ÀS 20:00HS.

FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DA ARLS “ACÁCIA ABADIENSE” 4. 570.
(Por Jair Dias Damasceno – M.I. e um dos fundadores da Aug.: e Resp.: Loj.: Simb.: Acácia Abadiense nº 4.570)

A ideia original para a fundação de uma nova Loja Maçônica sempre norteou o meu pensamento, pois desde que fui iniciado acreditei e continuo acreditando na expansão do ideal maçônico e foi pensando assim que ao chegar no oriente de Trindade procurei inicialmente frequentar uma Loja maçônica além da minha Loja mãe que é no oriente de Aparecida de Goiânia-Go.
Numa segunda etapa procurei me filiar à ARLS João Braz 1.116 e ali em conversa com alguns irmãos lancei a ideia de se fundar uma Loja no oriente de Abadia de Goiás, onde não havia uma Loja. E como já estava há muitos anos filiado ao Rito Brasileiro, sugeri a todos a quem falava sobre a possibilidade de fundação de uma Loja naquele oriente sob a égide do Rito Brasileiro. Após estas tratativas iniciais com alguns irmãos, consegui timidamente a adesão à ideia de alguns poucos irmãos. O que é comum nestes casos, mas que nunca me tirou o entusiasmo, e a determinação de ver a trevas sendo dissipadas com os ensinamentos maçônicos.
Mas o mais entusiasta e incentivador do ideal além de mim sempre foi o ir.: Francisco Caetano Ribeiro que desde o primeiro momento acreditou e apoiou a ideia sem nenhuma restrição. Com esse grande irmão ao meu lado, me senti fortalecido para levar adiante o trabalho árduo que nos esperava. Iniciamos as primeiras tratativas preparatórias para a realização do ideal proposto, e em 04 de setembro de 2.016 realizamos a primeira reunião para tratar do assunto, que aconteceu em minha residência, naquela oportunidade éramos 6(seis) irmãos, todos pertencentes ao quadro da ARLS João Braz 1.116, eram eles: César Tavares da Silva; Francisco Caetano Ribeiro; Gleidson Emanuel de Araújo; Jair Dias Damasceno; Leandro de O. Rigonatto Soares e Romar Divino da Silva, nessa reunião embrionária foi discutido todos os passos, objetivos e caminhos a serem traçados para o nascimento da Loja pretendida, inclusive foi escolhido o nome, a data de fundação, o dia que funcionaria, o rito de seu funcionamento.  O passo seguinte foi levar ao conhecimento da administração da ARLS João Braz a ideia e buscar apoio, pois a proposta não tinha cunho secreto e nem de cisão em nosso meio, muito pelo contrário

(Continuação de: Fragmentos da História da ARLS Acácia Abadiense nº 4.570)

sempre acreditei que com o apoio de tão expressiva Loja, poderia haver uma expansão da maçonaria, inclusive gostaria que nos fosse cedido o templo na forma de aluguel para o funcionamento provisório da pretendida Loja em solo Trindadense e posteriormente a sua transferência definitiva ao oriente de Abadia de Goiás, pois naquela cidade não havia nenhum imóvel capaz de abrigar uma Loja Maçônica. E na data de 13de outubro de 2.016 eu e o ir.: Francisco assinamos uma prancha pedido ao V.: M.: da ARLS João Braz solicitando a locação do templo e ainda informávamos que a pretensão era que a Loja fosse fundada em 08 de novembro daquele ano caso o nosso pedido fosse atendido. Como até a data de 03 de novembro daquele ano ainda não havíamos obtido resposta, resolvemos retirar o pedido através de uma nova prancha enviada à administração da ARLS João Braz que aceitou a retirada do pedido.
Na data de 19 de novembro do corrente ano fizemos uma prancha assinada por mim e o ir.: Francisco Caetano Ribeiro solicitando à Diretoria da ABLS Trindade nº 58 Loja está jurisdicionada à Sereníssima Grande Loja do Estado de Goiás solicitando a locação do templo para que ali pudéssemos fundar uma Loja e posteriormente a mesma funcionar as Terças-feiras. O que na mesma sessão foi votado e aprovado por unanimidade dos irmãos presentes à sessão daquela Loja. 
O ato seguinte foi convidar a todos os irmãos regulares do oriente de Trindade – Go, para juntamente conosco fundar a ARLS Acácia Abadiense provisoriamente no oriente de Trindade-Go, vários irmãos da coirmã João Braz se comprometerem a ombrear a empreitada e assim marcarmos a data de fundação para o dia 24 de junho de 2.016 (sábado), mas como não conseguimos adesão suficiente no oriente de Trindade para atender o número de 21 mestres-maçons como determina o nosso RGF, não foi possível a fundação no dia 24 de junho. Procurei o apoio dos mestres maçons de minha Loja-mãe ARLS Acácia do Cerrado e lá consegui o apoio incondicional para que na data de 27 de junho do corrente ano uma terça-feira fosse fundada nossa Loja, ressaltando ainda que outros irmãos imbuídos do verdadeiro espirito de fraternidade se somaram aos daquela Loja e não mediram esforços de deslocarem de oriente adverso da Loja e se dispuseram a estar conosco em tão solene ato de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. E na data aprazada se fizerem presentes 24 (vinte e quatro) irmãos do Grande Oriente do Brasil – Go, e vários irmãos mestres-maçons da ABRLS Trindade 58. Mas que devido as exigências contidas no nosso RGF,somente os mestres-maçons do GOB poderiam assinar a Ata de fundação. Foram os seguintes irmãos do GOB-Go, que participaram da fundação:

NOMES

ARLS DE ORIGEM DO IR.:

ORIENTE DE:

Alfim Moreira de Miranda

7 de Setembro X

Goiânia – Go.

Antônio Carlos R. da Costa

Acácia do Cerrado 3.877

Aparecida de Goiânia – Go.

Antônio José Ribeiro

Luz no Horizonte 2.038

Goiânia – Go.

Bernardino Jerônimo Pereira ()

Acácia do Cerrado 3.877

Aparecida de Goiânia – Go.

Cléverson Paulo Benedetti

Acácia do Cerrado 3.877

Aparecida de Goiânia – Go.

Eraldo Benedetti

Acácia do Cerrado 3.877

Aparecida de Goiânia – Go.

Euclides Pereira dos Santos

Acácia do Cerrado 3.877

Aparecida de Goiânia – Go.

Francisco Caetano Ribeiro

João Braz 1.116

Trindade – Go.

Francisco Pereira Dourado

Acácia do Cerrado 3.877

Aparecida de Goiânia – Go.

Geraldo Cândido Rezende ()

Vale do Rio dos Bois

Cezarina – Go.

Geraldo Magela Couto de Oliveira

Luz no Horizonte 2.038

Goiânia – Go.

Giuseppe de Franco

Acácia do Cerrado 3.877

Aparecida de Goiânia – Go.

Hélio Costa Filho

Acácia do Cerrado 3.877

Aparecida de Goiânia – Go.

Hélio Gomes de Ávila

Acácia do Cerrado 3.877

Aparecida de Goiânia – Go.

Jair Dias Damasceno

Acácia do Cerrado 3.877

Aparecida de Goiânia – Go.

José Florêncio Sobrinho

Acácia do Cerrado 3.877

Aparecida de Goiânia – Go.

Jucélio Pereira Coelho

Acácia do Cerrado 3.877

Aparecida de Goiânia – Go.

Manoel Sebastião Bezerra ()

Acácia do Cerrado 3.877

Aparecida de Goiânia – Go.

Marcelo Rosa Bueno

Universitária Goiana

Goiânia – Go.

Osmar José Batista

Acácia do Cerrado 3.877

Aparecida de Goiânia – Go.

Osvanir Ferreira de Santa

João Braz 1.116

Trindade – Go.

Rosemário Pereira de Castro

Acácia do Cerrado 3.877

Aparecida de Goiânia – Go.

Sebastião Espíndola de Melo

Acácia do Cerrado 3.877

Aparecida de Goiânia – Go.

Valclício Mesquita Santos ()

Acadêmica Álvaro Palmeira

Goiânia – Go.

Após a aquela sessão histórica, enviamos a documentação necessário exigida pelo GOB-Go, que através do ato nº 242/2017 de 20 de outubro de 2.017 autorizou o funcionamento provisório de nossa Loja, e em seguida providenciamos a documentação exigida pelo GOB que através do ato nº 26.168 de 28 de novembro de 2.017 expediu a carta constitutiva de funcionamento de nossa oficina. E em 20 de fevereiro de 2.018 a Loja foi regularizada conforme o ato nº 013/2018 de 16 de fevereiro de 2.018.

(Continuação de: Fragmentos da História da ARLS Acácia Abadiense nº 4.570)

Em 20 de março de 2.018 houve a filiação dos irmãos; Carlos Augusto Ferreira de Viveiros ()  da ARLS 7 de Setembro do oriente de Goiânia-Go e Diogo de Paula Sá Oliveira, da ARLS Prof.: Álvaro Palmeiras do oriente de Goiânia-Go, o que muito impulsionou a nossa oficina, pois deste a fundação da Loja tinha uma deficiência de mestres-maçons no quadro de nossa Loja, mas graças ao S.: A.: D.: U.: nunca nos faltou assistência de irmãos abnegados de outras oficinas que sempre vieram a nos auxiliar, e finalmente com a filiação dos irmãos: Cristiano Leandro de Souza e Marcio Angelo Albino, ambos do quadro da ABLS João Braz, que sensibilizaram com as nossas deficiências numerárias e com o espírito mais puro e cristalino de fraternidade  tão comemorado pela maçonaria universal nos auxiliou  rumo a vitória de um ideal e de um projeto, que não é pessoal, mas que é da maçonaria universal. Em  07 de junho de 2.018  realizamos a primeira iniciação do candidato Mateus Melo Araújo, e assim prosseguimos iniciando, em 06 de outubro de 2.018 iniciamos os candidatos: Jair Rodrigues dos Santos e Túlio Arantes Gonçalves Silva em 13 de abril de 2.019 iniciamos os candidatos: Gabriel Antunes Leite e Norden Follador Faria em 14 de setembro de 2.019 iniciamos os candidatos: Jair Dias Damasceno Filho e Wellington Dias Fróes, ou seja, em 16 meses iniciamos 07 irmãos, uma média de um irmão a cada 2 meses e meio.
E agora tão contemporâneo a história desta oficina, temos o orgulho de contar em nosso quadro os irmãos recém iniciados: Diógenes Augusto Gonçalves Severo; Humberto Ricardo Queiroz Faria; Pedro da Silva Pita Júnior e o mais novo iniciado Gabriel Pinheiro Silvério e que juntando a este plantel vieram os irmãos mestres-maçons: Gilson Rodrigues de Oliveira e Uelson Mário Pereira Albuquerque.
Assim na comemoração do 5º aniversário de fundação desta Loja, será essa pequena narrativa apenas um fragmento da história de nossa oficina, pois o tempo dirá que estas palavras são apenas o começo de um trabalho sereno, determinado e perene de um pequeno grupo que acreditou na renovação da maçonaria, unindo a tradição com a evolução, princípios basilares do Rito Brasileiro.

Oriente de Trindade – Go. 10 de Setembro de 2.022. E.: V.:

Jair Dias Damasceno – M.: I.:

Abel Tolentino
WebMaster

Atualização 10/11/2022

O que é a maçonaria - Histórico da Loja - Eventos - Fotos - Fraternidade Feminina - O Rito Brasileiro - Peças de Arquitetura - Avental - Brasão
Monumentos - Músicas - Vídeos - Goiás Maçônico - Títulos e Condecorações - Relação de Lojas do GOB-GO - Histórico do GOB-GO