LOJA MAÇÔNICA FRANCIS BACON 2610

Nome: FRANCIS BACON Nº 2610
Data da Fundação: 03/07/1990
Endereço: Rua Landi C/A da Pecuária, Qd. 15 LT.13 Santa Genoveva
Cidade: Goiânia - GO  Cep: 74670-030
Sessão: (2º)Quarta-Feira Rito: Adonhiramita


Estandarte da Loja Maçônica Francis Bacon 2610

 

HISTÓRICO DA LOJA FRANCIS BACON


Patrono Francis Bacon

A Loja Maçônica Francis Bacon foi fundada no dia 3 de julho de 1990, em uma reunião no Templo Provisório existente na ala administrativa superior do Grande Oriente do Estado de Goiás.

Estavam presentes 29 maçons, dentre os quais muitos Mestres Instalados, incluindo o Irmão José Gonçalves Monteiro, Delegado do Rito Adonhiramita em Goiás e o Irmão Mauro Marcondes da Costa, então Grão-Mestre Adjunto.

O Irmão Jorge Francisco da Paixão estava presente, mas não pôde assinar a ata de fundação, por estar ainda no Grau de Companheiro.

Trecho da ata de fundação: “O Irmão Arsênio Neiva Costa, responsável pela convocação da reunião em curso, assumiu a condução da reunião e expôs aos presentes que o motivo da convocação da Assembléia de Maçons era a reunião de mentes afins, de Irmãos Maçons que pretendiam orientar uma Loja Maçônica para o carril ideal da filosofia, do esoterismo, da ciência, das artes, conduzindo os Irmãos a um posicionamento mais místico dentro da Maçonaria, sendo que para isto seria necessário a fundação de uma Loja que abrigasse esses Irmãos com os mesmos ideais”

A fundação da Loja e a escolha do Rito Adonhiramita foram aprovados por unanimidade.

Foram sugeridos vários nomes para a nova Loja e, à votação, venceu o nome “Francis Bacon”, sugerido pelo Irmão Fausto Rodrigues Valle, que defendeu a proposta, discorrendo sobre a vida do escritor, filósofo, místico e grande maçom do passado.

Outros nomes sugeridos foram: “Sabedoria de Salomão”, “Antonio Francisco Lisboa (Aleijadinho)”, “Filosofia, Ciência e Artes”, “Mãos Postas”, “Alferes Tiradentes”.

A Diretoria Provisória, eleita por aclamação, foi constituída pelos seguintes Irmãos: Venerável: Fausto Rodrigues Valle; 1º Vigilante: Valfredo de Oliveira Costa; 2º Vigilante: Mario Fernando Camozzi; Orador: Lacordaire Vieira da Silva; Secretário: Antônio Barbosa Nogueira; Tesoureiro: Nildo Cavalcante; Chanceler: Edson Ferreira Silva; Cobridor: Paulo Alberto do Nascimento; Mestre de Cerimônias: Arsênio Neiva Costa; Mestre de Harmonia: Ademir Meireles.

Um ano depois foi eleita a primeira Diretoria, sendo que a maioria desses Irmãos continuaram ocupando os mesmos cargos.

A Sessão de Regularização deu-se no dia 6 de março de 1991. A Comissão de Regularização foi composta pelos Irmãos Mauro Marcondes da Costa (Presidente), Joaquim Tomé de Souza (1º Vigilante), Eduardo Veríssimo (2º Vigilante). José Gonçalves Monteiro (Orador) e José Ferreira de Souza (Secretário).

Em seguida à Sessão de Regularização, com a presença de grande número de Autoridades e 23 Irmãos Visitantes, teve lugar a Primeira Sessão Regular da Loja, dirigida pelo Venerável Mestre eleito.

Fonte: site da Loja Francis Bacon


Vídeo comemorativo aos 32 anos de fundação da Loja Francis Bacon 2610.

Abel Tolentino
WebMaster

Atualização 09/06/2023

O que é a maçonaria - Histórico da Loja - Eventos - Fotos - Fraternidade Feminina -  Rito Brasileiro - Peças de Arquitetura - Avental - Brasão
Monumentos - Músicas - Vídeos - Goiás Maçônico - Títulos e Condecorações - Relação de Lojas do GOB-GO - Histórico do GOB-GO