LOJA MAÇÔNICA ADELINO FERREIRA MACHADO 1957

Nome: ADELINO FERREIRA MACHADO Nº 1957
Data da Fundação: 13/05/1976
Endereço: Antônio P. Cardoso Q.25 L.07 Bairro: Grimpas
Cidade: Hidrolândia - GO  Cep: 75.340-000
Sessão: Quintas-Feira Rito: Escocês


Estandarte da Loja Maçônica Adelino Ferreira Machado 1957

HISTÓRICO DA LOJA MAÇÔNICA ADELINO FERREIRA MACHADO 1957

A Loja Maçônica Adelino Ferreira Machado foi fundada em 13 de maio de 1976.

A idéia da fundação de uma loja em Hidrolândia partiu dos Irmãos: José Pedro Vieira, Waldik Catão Pinto Montenegro, Valdivino Vieira e outros. Feito os levantamentos prováveis para instalação da Loja, foi adquirido um prédio, onde funcionava o cinema local, do Irmão Umbelino Lopes de Oliveira. Foi convidado Irmãos outros orientes, ali em um ambiente improvisado, sem condições para realizar uma sessão maçônica, foi feita a primeira sessão com a presença dos Irmãos: Orimar Bastos, Waldik Catão Pinto Montenegro, Ademar Alves de Amorim, Carlos Duval Barcelos da Silva, José Delgado de Morais, José Tadeu Brasiliense, José Antônio Simão, Sebastião Bueno Olinto, José Martins Ferreira, Alecy Pinto Montenegro, Sebastião Vaz Filho, Miguel Leão Vieira, Agnaldo Hercules, Eliziário S. de Matos, Artur da Cunha Bastos Junior, José Alves de Siqueira, Ezequiel Lemos Paraguassu, Sebastião Fernandes, Orcino Alves de Carvalho, José Pacheco de Araújo, José Geraldo Machado, Vicente Cavalcante de Souza, José Gonçalves da Silva, Calixto Rassi, Ernani Loiola de Menezes, Agostinho Miranda Filho, Geraldo de Oliveira, Natanael de Carvalho, Luis Alberto Melchior Filho, Francisco Ernesto Martins Vieira, Osvaldo Preda e Jair Assis Ribeiro.

Depois de discutir sobre o nome da Loja Maçônica, ficou aprovado, com nome do saudoso Irmão Adelino Ferreira Machado, que passou para o Oriente Eterno, ficando pois a Loja sendo: Adelino Ferreira Machado.

Antigo templo da Loja Maçônica Adelino Ferreira Machado 1957
Rua Vicente Francisco Centro

Para regularização da mesma ficou como fundadores os Irmãos: Waldik Catão Pinto Montenegro, José Alves de Siqueira, José Pedro Vieira, Valdivino Vieira, Orimar de Bastos, José Martins Ferreira, Augusto Franco Gontijo, José Antônio Simão, Fouad Zadrou Habah, Gildo Alves Santana, José Geraldo Machado, Joaquim Lazaro Machado e Augusto Carvalho Franco.

Nesta mesma reunião foi eleita a primeira diretoria da Loja, tendo como Venerável-Mestre o Irmão Waldik Catão Pinto Montenegro. A primeira diretoria foi empossada pelo Eminente Grão-Mestre Estadual Jair Assis Ribeiro.

A Loja, na medida do possível, continuou seus trabalhos, foi regularizada em sessão do dia 16 de abril de 1977, pelo decreto nº 499 do Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Goiás. Em 03 de dezembro 1977, a Loja teve os seus primeiros filhos com a iniciação dos Irmãos Milton Rodrigues Machado, Urano de Magalhães, Maurício Porfírio Rosa, Andrelino Lazaro Machado, fortalecendo as colunas para continuar na luta pela comunidade hidrolandense.

A Loja, num trabalho integrado com a LBA (Legião Brasileira de Assistência), realizou em Hidrolândia centenas de certidão de casamento e de nascimento da população carente. Buscou junto a órgãos do Estado, obras tais como: o saneamento de Hidrolândia, só não conseguindo por causa da política feita em Hidrolândia ser aquela de medir forças e nada de engrandecimento da cidade. A Loja, sabedora das dificuldades existentes em Hidrolândia pela entrega do leite dos pecuaristas – entrega essa feita em Goiânia – trabalhou em prol do posto de resfriamento de leite e de um banco, sendo os dois conseguidos com a ajuda da Loja e outras forças existentes na cidade.

Buscando fortalecer suas colunas, para que pudesse continuar desempenhando o papel que todas as Lojas devem e procuram fazer no oriente ao qual pertence, a Loja Maçônica Adelino Ferreira Machado engrossou suas colunas com os Irmãos, sendo pela ordem de iniciação: Sebastião Pinto, Evandro Montenegro, José Ferreira da Silva, João Cabral da Silva, Laudelino Rodrigues Machado, Honestino Luis da Silva, José Bispo de Souza, Sebastião Batista Ferreira, Carlos Alberto Pereira, Vilmar Silva, Lourival da Silva, Geraldo Domingos Ferreira, Luis Carlos de Oliveira, Luis Antônio Pires, Antônio Flávio Fleuri, Emílio Augusto Pereira de Oliveira, José João Pires, Idelbrando Ribeiro Campos, Maciel Rodrigues Barbosa, Natanael Ferreira Montes, Anestor Porfírio da Silva, Gilciete José da Silva, João Geraldo Camilo, Jair Teodoro Silva, Firmino João da Silva, José Divino de Melo e Wilber Teodoro Silva.

Com a iniciação de Irmãos valorosos e com esforços de todos, consegui, nestes 10 anos de existência (1986), realizou-se obras assistenciais aos menores de Hidrolândia, bem como as famílias mais necessitadas de comunidade.

A loja ao longo dos 10 anos (1986), passou por várias reformas e encontra-se em condições de acolher os Irmãos de outros orientes, para que possa engrandecer e poder realizar mais obras no campo social, como as já realizadas tais como: distribuição de cobertores às famílias desamparadas, como também à preocupação da loja em todos em atender os mais necessitados com doações de gêneros alimentícios, brinquedos para as crianças e a campanha do filtro, idealizada pelo Irmão Sebastião Batista e realizada pelo quadro da loja.

Não poderíamos deixar de registrar o passamento do nosso querido e saudoso Irmão Urano Magalhães, que muito lutou pela loja e por tudo que fosse de bem para a Maçonaria Goiana.

A Loja com ajuda dos Irmãos do quadro e também de outros orientes, busca realizar em Hidrolândia um trabalho no sentido de amparar os menores e os idosos, mais um trabalho que realizamos e pretendemos continuar realizando, não só pela Loja, mas também com a ajuda de todos.

A Loja ao longo dos anos, foi presidida pelos Irmãos Veneráveis: Waldik Catão Pinto Montenegro, por dois biênios, José Pedro Vieira, José Antônio Simão e em 1986 pelo Irmão Geraldo Domingos Ferreira.

Trabalho publicado no boletim da Assembléia Estadual Legislativa do GOEG nº 06 de 05/07/1986.

Novo templo da Loja Maçônica Adelino Ferreira Machado 1957
Rua Antônio P. Cardoso Q.25 L.07 Vila Grimpas

Em 12 de dezembro de 2009, foi sagrado no novo Templo da Loja Maçônica Adelino Ferreira Machado nº 1957.

Relação de Veneraveis da Loja Maçônica Adelino Ferreira Machado 1957:
- Waldik Catão Pinto Montenegro 1976/1979
- José Pedro Vieira 1981/1983 e 1983/1985
- Geraldo Domengos Ferreira 1985/1987
- Iron Luiz de Deus 1987/1989 e 1989/1991
- Firmino João da Silva 1991/1993 e 1993/1995
- Anestor Porfírio da Silva 1995/1997 e 1997/1999
- Aliatar Rocha Borges 1999/2001
- Antônio José Gomes 2001/2003
- José Altair de Sousa 2003/2005
- José Délio Alves Pereira 2005/2007
- Ney Rocha Porfírio 2007/2009
- Milton Rodrigues Machado 2009/2011
- Casimiro de Araújo Filho 2011/2013
- Miguel Alves de Souza 2013/2015
- Laudelino Rodrigues Machado 2015/2017
- Divino Luiz Batista.

AMAHAE - PROJETO LAPIDAR

AMHAE – Associação Maçônica Hidrolandense de Apoio ao Esporte, denominada PROJETO LAPIDAR, nasceu do sonho de seus fundadores que acreditam que o esporte, a educação e a cultura podem transformar a realidade de crianças e adolescentes do município de Hidrolândia. Vivendo em situações de vulnerabilidade social e econômica, submetidas às condições de injustiças, violências e exclusão social, essas crianças e adolescentes são estimuladas a uma melhoria da qualidade de vida, resgate da autoestima e inclusão social, quando são oferecidas oportunidades para elas.

Os fundadores da AMHAE fazem parte da Loja Maçônica Adelino Ferreira Machado de Hidrolândia-GO, que há mais de 40 anos desenvolve ações sociais no município em benefício da comunidade local. No entanto, agora formalizam estas ações por meio dessa associação e também com apoio de parceiros que acreditam na causa.

A instituição, está localizada na Rua Professor Jurandir, Qd.18 Lt.12, esquina com a Rua Elias Rodrigues, Jardim Esmeralda, no município de Hidrolândia, inscrita no CNPJ 126.239.643/0001-86.

Os treinamentos são realizados no salão de eventos da Loja Maçônica – Salão Social Marly Natalina – o qual é aberto para visitação pré-agendada com os coordenadores do Projeto. Mais informações (62) 99827-4811

Fonte: folder do Projeto Lapidar – AMHAE, agradecemos ao maçom Otair Beraldo, membro da Maçônica Adelino Ferreira Machado 1957.

AMHAE - Associação Maçônica Hidrolandense de Apoio ao Esporte e Cultura
Vinculada a Loja Maçônica Adelino Ferra Machado 1957

Abel Tolentino
WebMaster

Atualização 05/11/2023

O que é a maçonaria - Histórico da Loja - Eventos - Fotos - Fraternidade Feminina -  Rito Brasileiro - Peças de Arquitetura - Avental - Brasão - Assembleia
Monumentos - Músicas - Vídeos - Goiás Maçônico - Títulos e Condecorações - Relação de Lojas do GOB-GO - Histórico do GOB-GO - Rosacruz