LOJA MAÇÔNICA ROTEIRO DA AMIZADE 1330

Nome: ROTEIRO DA AMIZADE Nº 1330
Data da Fundação: 09/02/1949
Endereço: Rua Aderbal A.de Oliveira Bairro: Centro
Cidade: Neropólis - GO Cep: 75.460-000
Sessão: Quinta-Feira Rito: Escocês


Estandarte da Loja Maçônica Roteiro da Amizade 1330



Fachada da Loja Maçônica Roteiro da Amizade 1330

Histórico da Loja Roteiro da Amizade 1330

A Augusta e Respeitável Loja Simbólica “ROTEIRO DA AMIZADE Nº 1330”, deste Oriente de Nerópolis, jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil - Goiás, foi fundada no dia 09 de fevereiro de 1949, pelos abnegados irmãos: Osório Otávio de Oliveira, João Pedro Junqueira, Teófilo Nonato, Sebastião da Costa Ferreira, Narceu de Almeida, Pedro Cordeiro de Toledo, Luiz de Araujo, Bento Silva, José Peixoto Neto, Jamil José Isac, João Teixeira e Pedro Inocente Teles.

ATUAÇÃO DA LOJA

A Loja “ROTEIRO DA AMIZADE” destacou-se nos primeiros anos pela filantropia. Os irmãos do quadro tinham por hábito usar a metade da renda dos troncos de beneficência para a manutenção da loja e a outra parte era distribuída aos mais necessitados, residentes nos arredores da cidade, que por sinal, eram muitos.

Um grande marco que a Roteiro da Amizade deixou na história de Nerópolis, que dificilmente será superado, foi a criação e manutenção por muitos anos, na década de cinqüenta e início dos anos sessenta, a escola primária “Instituto Roteiro da Amizade”. Na época, existia na cidade apenas o Grupo Escolar José Valente, mantido pelo Estado, que nem sempre dispunha de vagas para todos os alunos da região.

Outra iniciativa pioneira daqueles irmãos foi a criação e manutenção da creche “Recanto Roteiro da Amizade”, mantida em funcionamento graças à dedicação de nossas cunhadas, através da Associação Feminina “Roteiro da Amizade”. A creche funcionou no final dos anos setenta e início dos anos oitenta.  Hoje, a loja colabora com a Associação Feminina na distribuição de gêneros alimentícios a famílias carentes, na campanha de Natal e na distribuição de troncos de beneficência, quando solicitados. 

LOCALIZAÇÃO DO TEMPLO

O templo inicialmente foi instalado abaixo da Praça São Benedito. A segunda sede da Loja ficava na Rua Getulino Artiaga, nº 23, Centro e funcionava em uma sala improvisada. Posteriormente mudou-se para o endereço atual, onde se encontra em funcionamento há quase cinqüenta anos.

DESTAQUES

Enfatizamos a atuação de dois Irmãos Veneráveis: Teófilo Nonato, que construiu o nosso primeiro templo, neste endereço, à Rua Aderbal Antunes de Oliveira, nº 23, Centro, o qual, apesar de modesto, proporcionava aos irmãos relativo conforto e era suficiente ao bom funcionamento da loja; o irmão Levindo Jorge Pereira, em seus mandatos ampliou o templo construído por Teófilo Nonato, adquiriu o excelente mobiliário, doando integralmente a madeira para o seu feitio e a mão de obra dos tronos, ficando para os demais irmãos a mão de obra das cadeiras.  Teve também participação marcante, tanto na iniciativa quanto na administração da cobertura da área externa. Ainda provando tratar-se de um construtor predestinado em seus últimos mandatos construiu o atual templo que hora nos abriga, sendo decorado segundo a tradição maçônica, dando-nos notoriedade nesse particular, se destacando, na época, como um dos mais lindos templos da maçonaria goiana.

Numa breve retrospectiva como esta, não poderíamos deixar de enaltecer a atuação maçônica de dois ilustres irmãos iniciados nesta loja. Tratam-se de Alcides José de Paula e Gilvani Pimenta Carneiro, que deixaram seus nomes gravados para sempre na memória daqueles que com eles conviveram, especialmente na poderosa Assembléia Legislativa do Grande Oriente do Estado de Goiás; notórios pelo saber e altruístas por excelência, espiritualistas convictos, marcando com isso presença na história da maçonaria goiana.

Destaque se faz ainda, ao irmão João Pedro Junqueira Filho, ao qual esta loja muito deve por sua atuação, quer maçônica quer no mundo profano, ressaltando também a atuação da cunhada Zuleica Navas Junqueira, que provou, na prática, ser trabalhadora e de grande dedicação aos valores morais. Em suas gestões, aproximaram a maçonaria à comunidade Neropolina, com participação intensa em acontecimentos cívicos e sociais; instituíram a Associação Feminina Roteiro da Amizade, a creche Recanto Roteiro da Amizade e deram inicio à construção do salão social Waldemar Ferreira Dias, brilhantemente concluído na primeira gestão do irmão Augusto Cabral.

Torna-se difícil citar aqui tudo aquilo que foi ou é destaque na Loja Roteiro da Amizade, considerando o quão grande é o número de irmãos que se destacaram e o número de acontecimentos marcantes nestes 60 anos de existência desta Augusta e Respeitável Loja.

Este histórico está baseado no descrito por nosso saudoso Ir. Gilvani Pimenta Carneiro, sendo posteriormente atualizada pelo Ir.\ Roziron de Paula Brito e deverá ser modernizada e modificada, sempre que necessário for, seguindo orientação do próprio autor.

Hoje compartilhamos com toda a família maçônica a alegria de comemorarmos o sexagésimo aniversário desta amada Loja Maçônica.

Parabéns, Roteiro da Amizade!

Nerópolis, 09 de Fevereiro de 2009.

Ir. Irineu Costa de Amorim

Ir. Marcelo Luiz V. Pavam

Fonte: Site da Loja Roteiro da Amizade 1330 (inativo)

 

Voltar ao Início - Home

Abel Tolentino
WebMaster

Atualização 26/02/2024

O que é a maçonaria - Histórico da Loja - Eventos - Fotos - Fraternidade Feminina -  Rito Brasileiro - Peças de Arquitetura - Avental - Brasão - AssembleiaMonumentos - Músicas - Vídeos - Goiás Maçônico - Títulos e Condecorações - Relação de Lojas do GOB-GO - Histórico do GOB-GO - Rosacruz